Dia Mundial da Música assinala-se hoje; vendas voltam a cair

Queda no primeiro semestre é de 15 a 20%. Nem o digital escapa!

  O Dia Mundial da Música assinala-se hoje um pouco por todo o país, mas as celebrações não conseguem iludir a realidade: as vendas de música continuam a cair e nem mesmo o formato digital, que cresceu em 2008, escapa ao tombo.
  A revelação é de Eduardo Simões, director-geral da Associação Fonográfica Portuguesa (AFP), segundo o qual a quebra no consumo de música no primeiro semestre de 2009 situa-se “entre 15 e 20%”. Uma tendência antiga que tem vindo a agravar-se.
  “Os registos de vendas são negativos em todos os indicadores e atingem a totalidade dos formatos, dos CDs aos DVDs, e até o digital, que tinha crescido o ano passado”, revelou. “É preocupante”, frisou.
  De acordo com este responsável da AFP (que promete dados mais concretos ainda esta semana), no primeiro semestre de 2008 as vendas em formato digital valeram um milhão e 670 mil euros, enquanto em igual período deste ano a facturação se ficou por um milhão e 409 mil euros. Uma queda de quase 16%.
  “Estes números só vêm confirmar o que a AFP vem dizendo há muito tempo sobre a total falta de controlo na internet, que continua a permitir o download gratuito sem que os prevaricadores sejam punidos”, disse. Eduardo Simões diz que a AFP vai, de nov, tentar sensibilizar as autoridades para esta evidência e deixa o alerta: “se não se mudar nada, está-se a matar a indústria aos poucos.”

FONTE: Correio da Manhã

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s